top of page

Runas: o que são e como otimizar as suas

E aí meu povo, tudo tranquilo? O que estou trazendo para vocês aqui é um Guia bem básico acerca das Runas e de como você pode otimizá-las em suas cartas, de maneira a conseguir retirar o máximo daquilo que elas têm a oferecer, algo bem simples de ser entendido, mas com bastante impacto, principalmente, para os jogadores iniciantes em DH. Abaixo vou colocar algumas perguntas sobre Runas e tentar respondê-las da forma mais sucinta possível.

O que são Runas?

Bem, as runas são pedrinhas com desenhos escrotos que você passa a conseguir a partir do nível 35.

Como consigo as Runas?

Muito simples jovem Padawan, você se dirige até o Altar e, utilizando Glória ou Gemas, você adquire suas Runas da forma mais aleatória possível, ou pelo grimório através de suas quests.

Para que servem?

Bem, como já dizia o grande filósofo, guru e, nas horas vagas cantor de Axé, Cumpadre Washington, para dar um “Tchaaaan” nas suas cartas de criaturas ou no seu herói.

Que tipos de Runas existem?

Bem, as Runas podem ser divididas, inicialmente, em dois grupos: Runas de Heróis e Runas de Criaturas. As primeiras podem servir para dar upgrades em todas as suas criaturas (ou em algumas, caso sejam Runas específicas para um tipo de carta, como Humans ou Neanders) ou para aumentar a vida do Herói (Hero Vigor Rune). Já as Runas de Criaturas são bem mais abrangentes, existindo as chamadas “Runas Gerais” (Violence Rune I a V; Vitality Rune I a V; Protean Rune I a V) que aumentam o ataque, vida e ambos, respectivamente, e que podem ser utilizadas em qualquer carta, e as “Runas Específicas” que são voltadas para as habilidades de cada carta, como Healer Runes ou Frost Armor Runes, que podem ser colocadas apenas em cartas que possuam tais habilidades, por exemplo.

Posso deixar as Runas mais fortes? Como?

Sim, basta você utilizar outras Runas como experiência e aumentar o nível da Runa selecionada, de maneira a deixar o poder dela mais evidente e relevante.

Quais Runas evoluir?

Isso é meio óbvio: apenas as Runas que você REALMENTE for utilizar e que farão uma REAL diferença no seu Deck, ou seja, nem pense em sair evoluindo todas as Runas, pois isso é um gasto desnecessário de Glória e Ouro. Além de mais, não é necessário jogar todas as Runas que você for utilizar para o nível 10. Muitas vezes, Runas Gerais funcionam bem nos níveis 5 e 6, já as Runas Específicas, como a Ambush Rune, por exemplo, ficam bem fortes a partir do nível 7, e é por esse motivo que não se deve evoluir todas as Runas, pois são necessários muitos recursos, para deixar relevantes as Runas que farão diferença nas suas cartas.

Porque eu devo evoluir uma Runa? e o quanto?

Porque sim, Zequinha! (Peguem essa referência). O importante mesmo não é se sim, mas o quanto e o porquê, para que não haja gastos necessários de recursos.

Mas mesmo tendo as mais fucking strong Runes ever, não adianta absolutamente nada se você não prestar atenção ou ao menos saber o que fazer com elas. Saber como OTIMIZAR as Runas é algo tão importante quanto ter Runas nas suas cartas. Muitas vezes, um bom posicionamento da carta com uma Runa em nível mais baixo pode ser mais efetivo em um mal posicionamento de carta com uma Runa em nível mais baixo, e esse é o segredo: como você otimiza as Runas que você tem? Abaixo estão cinco dicas para ajudar você com suas Runas.

SAIBA O QUE VOCÊ TEM: saber quais Runas e níveis você está utilizando, seja nas criaturas ou no Herói, e quais habilidades suas cartas possuem, é essencial. As Runas servem para amplificar o poder das habilidades ou características das cartas, e não para substituí-las, então sempre tenha em mente tudo que suas cartas (e as Runas colocadas nelas) fazem.

TIRE UM TEMPO PARA “CURIÁ”: se você não entendeu, você não é do RN. Sempre que você puder, não importa a situação, tire um tempo para olhar as Runas (e os níveis das mesmas) que outros jogadores estão utilizando em suas cartas e em seus Heróis. Isso vai lhe dar uma ideia acerca de como você pode deixar suas Runas mais relevantes e aprender novas “builds” de Runas nas mais diversas cartas.

SINERGIA: sabendo o que você tem, veja como fazer suas Runas agirem da melhor forma possível em benefício de suas outras cartas. Ex: usar uma Oracle equipada com uma Healer Rune no nível 5 para curar uma carta que possua Frost Armor, como a Ursa Major, é um combo bastante poderoso, pois a Ursa vai limitar o dano recebido por ela e, estando no nível 10, vai receber 60 de ataque logo após isso. Como a Healer Rune da Oracle garante 10% de ataque para as cartas curadas até o próximo ataque das mesmas, a Ursa Major não apenas vai se tornar uma carta quase imortal, como receberá cada vez mais ataque extra vinda da cura e isso vai deixar sua habilidade de causar 105% do dano causado na criatura ao Herói oponente algo rapidamente perigoso aos adversários.

JOGUE COM INTELIGÊNCIA: observe bem as cartas do oponente, suas habilidades e posicione suas cartas runadas de maneira a causar o maior estrago possível. De nada adianta colocar um Panther Chief equipado com um Violence Rune V no nível 10, garantindo 500 de ataque extra, e ter sua habilidade de aumentar seu ataque em 120% caso o oponente tenha mais vida ativada, se seu ataque for parar em um Frost Armor que vai diminuir seu porrilhão de dano para 160. Parabéns, você acabou de não fazer nada e dar a chance do oponente jogar sua ultra fucking carta pro cemitério.

OTIMIZAÇÃO: durante a partida isso se resume basicamente em saber onde jogar suas cartas para maximizar o poder que as Runas lhe conferem. Mas a atenção aqui se dá fora das partidas, pois quando se trata de otimização, significa por seus recursos em cálculo de custo benefício, ou seja, priorize seus Decks de torneio, arena e algum secundário caso realmente precise, e quando for escolher as runas, lembre-se que nem todas as cartas precisam usar as 3 runas, e algumas nem precisam, como o Death Angel por exemplo.

NÍVEL ACONSELHADO: já que não devemos simplesmente sair evoluindo até o máximo nossas runas, ou deixar de evoluir mais com receio de acabar gastando muito, o nível médio ideal de "Rune I" é entre 8~10, Rune II entre 6~8, Rune III, IV ou V entre 5~7.

Não esqueça, DH é, acima de tudo, um jogo de estratégia, e não existe milagre ou fórmula mágica para que as Runas afetem o jogo da melhor maneira possível, basta saber o que você tem, saber o que o adversário tem, utilizar o que você tem em prol de suas cartas, usar o cérebro e posicionar suas cartas de forma correta a fim de potencializar o resultado final.

Bem, é isso meu povo. Espero que eu tenha ajudado vocês a entender um pouco mais de como otimizar o que você tem e, com isso, vencer mais jogos. FUI

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page